top of page
  • carol zanarotti

Carito y Cariño · o projeto

Em janeiro de 2015 resolvi abraçar um projeto novo. Como não queria começar com algo grande e acabar metendo os pés pelas mãos, vi que um projeto 365 (uma foto por dia) não seria a melhor opção e preferi fazer um projeto 52. A idéia era fotografar minhas filhas uma vez por semana durante um ano completando 52 fotos. Parece simples não é?

Quando chegou na 4a semana, o projeto tomou um outro rumo. Notei que eu não conseguia escolher uma foto que aparecesse apenas uma de minhas filhas, era quase uma escolha de Sofia rsrs, por isso sempre optava por uma foto com as duas juntas. Foi então que percebi que esse projeto na realidade não seria fotografar aleatoriamente uma ou outra e que a grande graça seria fotografar as duas juntas, toda semana. Mais do que retratos ou situações individuais queria fazer um registro delas sendo elas e essa ligação de irmandade, conto mais sobre isso aqui, na própria foto que despertou esse novo ponto de vista.

Hoje já tenho dois anos completos (2015 e 2016) e decidi seguir, estou agora na semana 109. Foram semanas intensas com altos e baixos e o ano de 2016 foi bem diferente do ano anterior, pensei em desistir algumas vezes e foi um processo bem mais complexo e difícil do que imaginava. No fim, aos trancos e barrancos consegui terminar, e ver o resultado pronto do último ano fez toda diferença, me deixou com mais vontade ainda de continuar com o projeto neste ano.

As fotos do primeiro ano já estão aqui no site (barra menu -> projetos -> carito y cariño) e em breve vou trazer as fotos de 2016 também. Não imaginei que esse projeto fosse chegar até aqui e fico muito feliz por ter persistido todo esse tempo mas isso é um papo longo e vou contando aos poucos nos próximos dias. Resolvi que vou usar a minha conta do instagram (@carolzanarotti) exclusivamente para compartilhar as fotos e histórias desse projeto, e vou seguir em ordem cronológica da forma como aconteceu. Junto com as fotos quero contar um pouco sobre o processo criativo ao longo do projeto, algumas curiosidades, incluir fotos que não entraram na seleção, e também contar histórias que fizeram e que fazem parte desse processo de fazer um registro praticamente diário da minha família. Por enquanto vou deixar essa minha conta do instagram apenas para esse propósito e as fotos de ensaios, festas e outros trabalhos vão se concentrar principalmente na minha página do facebook. (POST ATUALIZADO: agora tenho uma nova conta do instagram dedicada somente a fotos de trabalhos: @carolzanarotti.fotografia) E o blog? Ainda vou descobrir o que será daqui, mas imagino que uma miscelânea de frutas ;)

POST ATUALIZADO (fev. 2017) Ao longo das postagens e relatos sobre o projeto que estou compartilhando no instagram, me dei conta que estava vivenciando o processo de um novo projeto (ou a continuação desse projeto que iniciei em 2015) onde os registros escritos complementam as fotografias. E nesse "novo" projeto faço uma ponte entre o passado e presente para tentar entender o meu próprio processo criativo e o que estas memórias representam para mim. Conto aqui e aqui sobre a experiência de fazer esses relatos escritos.

Castellano
English
bottom of page