top of page
  • carol zanarotti

a poesia do desfoque


Há exatos dois anos eu acordei e li um artigo sobre freelensing. Na minha santa ignorância, antes de ler eu achava que o artigo falaria sobre um conceito, uma reflexão sobre fotografar livremente, e não sobre uma técnica. Pensei que depois de ler faria algumas reflexões e nada além disso, e não imaginava como aquilo poderia mudar a minha relação com a fotografia. Lembro que enquanto lia fui abrindo um sorriso enorme, como se tivesse encontrado um tesouro. "Ahá! Então é isso que algumas pessoas fazem que tanto gosto e que não tinha idéia do que era! Isso é possível".

E foi assim que me apaixonei perdidamente! Essa foi a minha primeira de algumas experiências com freelensing que fiz na vida. Desfoque, light leaks... meu deus... não preciso falar mais nada... Além desse resultado que tanto me identifico, o processo é algo surreal para mim, um verdadeiro remédio para minha ansiedade, me faz parar, sentir, me conectar com o que estou fotografando e com o que sinto. É uma técnica que na correria me esqueço de fazer, não é algo rápido ou fácil, mas sempre que faço vale a pena.

Já faz tanto tempo que queria compartilhar essas fotos aqui, comentei sobre essa técnica recentemente em uma das fotos do instagram, nesse meu processo de falar sobre o projeto. Pensei em escrever um texto com mais calma e não qualquer coisa como faço agora de forma corrida onde minha vontade é terminar para ir ver logo uma série rsrs. Mas melhor o feito do que o não feito, e esse aniversário de dois anos com essas fotos que tanto amo não podia passar batido ;)

Castellano
English
bottom of page